Ticker

6/recent/ticker-posts

CMS DECIDE E PREFEITURA MUNICIPAL EFETUA REPASSE PARA SANTA CASA

Na tarde desta quarta-feira (26), aconteceu mais uma reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Desta vez, a pauta foi sobre o agravamento do atendimento à população pela Santa Casa de Misericórdia.
Estavam presentes no encontro, o representante da Associação de Proteção à Infância e Maternidade de Castro (APMI), Luiz Hilarião, a assessora jurídica da SMS, Andréia Prazeres, Procurador Geral do município, Mauro Barreto, representante da Santa Casa, Natanael Evódio e representante da média e alta complexidade, Marcos Torres. Além dos conselheiros, vereadores, funcionários da Santa Casa, Sindicato dos Servidores Municipais Cruzalmenses (SINDSEMC) e sociedade civil.
A presidente do CMS, Mária Regina, após fazer um breve relato do contrato da APMI/Santa Casa e SMS, indagou a Luiz Hilarião, questionamentos referentes à: déficit de profissionais, atrasos de salários e baixa produtividade dos serviços ofertados.
Luiz Hilarião esclareceu em seu pronunciamento, que a APMI se considera uma parceira da SMS. Hilarião ainda disse, que a causa desta problemática é devido a problemas financeiros, e revelou que se a situação ficar desta maneira, não poderá ofertar os serviços em contrato. “Do jeito que está não podemos viabilizar os serviços. Mesmo com os repasses do município e Estado, temos prejuízos mensais”, explicou.
O secretario municipal de Saúde, André Eloy, refletiu sobre a temática e ponderou sobre uma resolução urgente para o assunto em pauta. “Estamos discutindo sobre vidas. Queremos resolver o problema. Solicito ao Conselho, um amparo legal para dar resolução a isso tudo”, declarou.
Andréia Prazeres disse que em uma das reuniões do conselho deliberativo, com representantes da SMS, Santa Casa, APMI, foi apresentada a proposta de o Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso ser gerida por uma comissão mista (classe médica, poder público, sociedade civil organizada e APMI). Na ocasião, a APMI revelou que precisaria gerir o financeiro. Prazeres ainda falou, que a SMS paga por um serviço, e precisa prestar contas, e a APMI não está produzindo o devido, como consta no contrato. “Nós estamos pagando os serviços e a APMI não cumpre as metas. Só estamos com atraso do mês de fevereiro, e estamos esperando a deliberação da SMS para efetuar ou não o pagamento”, esclareceu.
Após as ponderações de funcionários, conselheiros e demais presentes que se manifestou, o Conselho se reuniu para deliberar dois encaminhamentos propostos: autorizar o repasse referente ao mês de fevereiro aos funcionários e solicitar da APMI em 3 dias , a frequência diária dos médicos e toda a demanda de serviços da Santa Casa.

O Conselho se reuniu para votação e, por unanimidade, decidiu repassar o montante referente aos servidores da Santa Casa R$ 129.000,00 e esperar a documentação da APMI, referente à frequência dos médicos e dos serviços oferecidos, para efetuar a outra parcela do pagamento.
O CMS deverá se reunir em uma nova oportunidade, para deliberar resoluções, a fim de reestruturar a oferta de serviços na Santa Casa.
                                          Fotos : Cristisno Peixoto Repórter (Tatu)


Postar um comentário

0 Comentários