Ticker

6/recent/ticker-posts

Mais de 4 mil acidentes de trânsito são registrados por conta do sono

  


   Sono e cansaço representam 60% dos acidentes de trânsito do país, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina e Tráfego (Abramet). Em 2015, 4.056 acidentes de trânsito foram registrados nas estradas brasileiras e, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, a causa foi dormir ao volante. Destes, 328 foram fatais e 835 resultaram em pessoas que ficaram com ferimentos graves. Já no cenário mundial, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que cerca de 1,25 milhão de pessoas morreram nos acidentes.

“A privação de sono e alguns distúrbios, como ronco e apneia, provocam sintomas como sonolência diurna excessiva, falta de atenção, dificuldade de concentração e alterações de humor. É preciso dormir com qualidade para preservar as funções cognitivas, motoras e perceptivas”, afirma Kenya Felicíssimo, especialista na área de Odontologia do Sono na Bahia.

A Fundação Nacional do Sono afirma que, a insônia aumenta em 250% o risco de acidentes de trânsito; em caso de apneia, esse risco é elevado para 700%. “O motorista precisa ficar atento aos sinais que o corpo dá, como bocejar de forma contínua, sentir os olhos ou a cabeça pesados, não se lembrar por onde acabou de passar”, explica. Nessas situações, a especialista diz ainda que o recomendado é parar em algum lugar, andar um pouco, lavar o rosto, ingerir água e café. 

Metro1.

Postar um comentário

0 Comentários