Ticker

6/recent/ticker-posts

Piloto morre em queda de helicóptero que combatia incêndio em Portugal

Um piloto português, de 51 anos, faleceu neste domingo (20) após bater o helicóptero em um fio de alta tensão enquanto combatia um incêndio em Cabril, no município de Castro Daire, em Portugal. De acordo com informações colhidas pela Agência EFE junto ao Ministério da Administração Interna (MAI), o veículo, que pertencia à empresa Everjet e estava sediada no Centro de Meios Aéreos de Armamar, pegou fogo após a colisão, o que impossibilitou a saída do piloto. Não houve feridos em terra
O fogo, que teve início na última quinta-feira, e chegou a ser extinto, recomeçou na manhã de sexta, por motivos que os agentes ainda não conseguiram confirmar. Ao todo, 92 bombeiros, três veículos no solo e mais três helicópteros têm tentado combater as chamas, que já se aproximam da aldeia de Grijó, no limite com o distrito de Arouca.Em comunicado, a Everjet confirmou a queda do helicóptero, disse que um inquérito será aberto para confirmar o que pode ter acontecido no momento do acidente e lamentou a morte do piloto. “Só após a investigação será possível determinar com exatidão as causas e circunstâncias do acidente. Estamos tendo o apoio da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) neste momento de tristeza e já disponibilizamos apoio psicológico para a família do piloto”, diz a empresa.
Veja, na íntegra, o comunicado do ANPC sobre o caso:
Hoje, 20 de agosto, às 12:25, enquanto integrado nas operações de combate ao incêndio em Cabril, Concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, o helicóptero com o indicativo H35, integrado no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, embateu em cabos de alta tensão e despenhou-se.Este helicóptero foi accionado para o teatro de operações em causa às 11h45 horas, tendo descolado do Centro de Meios Aéreos (CMA) de Armamar às 11h52 horas, com chegada ao local das operações às 12h11 horas, efectuou duas descargas e às 12:h5 horas ocorre o acidente.O aparelho, cujo único ocupante era o piloto, incendiou-se ao embater no solo tendo provocado a morte ao piloto. O óbito foi já confirmado no local pela autoridade de saúde. Tratava-se de um piloto experiente, de nacionalidade portuguesa, o qual integrava este Dispositivo desde 2013.

Postar um comentário

0 Comentários