Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: Câmara realiza sessão em comemoração ao Dia Nacional da Mulher Negra

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna
Através da iniciativa da vereadora Ilza Francisca (PCdoB), a Câmara de Vereadores de Cruz das Almas realizou na noite de ontem (31), uma sessão solene em comemoração ao Dia da Mulher Negra, que é comemorado no dia 25 de julho. A oradora da celebração foi a Secretária do Trabalho Emprego e Renda do Estado da Bahia Olívia Santana. Entre os discursos realizados, se destacou a vulnerabilidade feminina da mulher negra, a violência sofrida por elas, e a desigualdade salarial. Segundo o último Mapa da violência (2015), do governo federal, em 10 anos, a vitimização entre as mulheres negras no Brasil cresceu 54,2%, enquanto o homicídio das brancas caiu 9,8%. Estiveram presentes o prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho e o vice Max Passos.

Após ter a presidência da sessão concedida pelo parlamentar Renan de Romualdo (PMDB), Ilza Francisca ressaltou que aquele momento era para as pessoas refletirem sobre as causas das mulheres negras. “Esse momento aqui acontece para que a gente possa refletir sobre a condição da mulher negra na sociedade. As vezes as pessoas acreditam que o preconceito ficou no passado, mas a cada que passa a gente sente na pele, principalmente nós negra, o preconceito”, disse.

Falando por mais de 45 minutos, a oradora Olívia Santana, presidenta do PCdoB da Bahia, comemorou a importância de ter uma data especial para a mulher negra, mas deixou claro que isso ainda não é a vitória que ela espera. “Eu considero que nós fomos vitoriosas na construção desta data, entretanto sabemos que a nossa vitória só será plena com a conquista de uma sociedade efetivamente igualitária, e nós não vivemos em uma sociedade de igualdade. Não é só a celebração que nos interessa, nos interessa políticas públicas que provoquem mudanças na vida da população negra, e em especial da mulher negra”, destacou.

Na sessão, cada vereador teve a oportunidade de homenagear uma mulher negra. Confira a lista de cada parlamentar e suas homenageadas:

Renan de Romualdo – Maria Claudia Nascimento

Valter Lucas – Eronilda Pereira de Souza

Camila Moura – Patrícia Silva dos Santos

Carlos Borges (Alemão) – Maria da Conceição Santos

Carlos Trindade – Cristiana Conceição dos Santos

Ilza Francisca – Michele Barbosa Franco

Nego da Farmácia – Carmem Maria

Maria Cedraz- Maria Dalva Gomes

Osvaldo da Paz – Ana Rita da Silva

Paulinho Morais – Antônia Áurea dos Santos

Roberto Câmara – Sueli Gertrudes Peixoto

Thiago Chagas – Bruna da Conceição

Valtercio Filho – Girlene Araújo 

Por: Diego Azevedo | FORTE NA NOTÍCIA.

Postar um comentário

0 Comentários