Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: A Escola Transforma Vidas é tema da Jornada Pedagógica 2018

Na manhã desta terça-feira (06) aconteceu a Jornada Pedagógica 2018 de Cruz das Almas, com o tema: "A Escola Transforma Vidas: Vivenciando Valores e Construindo Cidadania", no Centro de Apoio Pedagógico Claudemiro Dias Pamponet. Os participantes foram recepcionados com um café-da-manhã.
Logo depois, o evento partiu para seu momento cultural que tiveram duas apresentações. A primeira, do cantor e compositor, Levy Emmanuel, natural de Cruz das Almas, que entoou canções da música popula brasileira (MPB) e de sua autoria, além de citar poemas. A segunda apresentação ficou a cargo das crianças do coral da creche Maria Alves Dias Costa que emocionou todo público.
Formação da Mesa
Após o momento cultural foi formado a mesa de honra da Jornada Pedagógica. O Hino Nacional brasileiro e de Cruz das Almas foram entoados por Meire Kal, cantora local. Participaram dela (a Mesa): o prefeito Orlandinho, o secretário municipal de Educação, Mário Araújo, o coordenador da APLB, Rui Oliveira, a vereadora e professora Ilza Francisca e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Nadson Lopes.
O secretário de Educação, Mário Araújo, falou da sua expectativa em dialogar com professores, porteiros, merendeiras, auxiliares e todo corpo que rege a educação do município. Pontuou que para uma escola transformar vidas precisa ter a participação familiar. Mário ainda citou alguns dados importantes referentes à educação municipal em 2017, por exemplo: 8184 matrículas, 79% em aprovação, 15% em reprovação, 4% em evasão e 2% em transformação. Com a adesão do colégio JB da Fonseca ao município, serão em 2018, 45 escolas fazendo parte do sistema público de ensino municipal, ainda com a AABB Comunidade e a Pestalozzi.
A vereadora Ilza Francisca e o coordenador da APLB, Rui Oliveira, tiveram o mesmo tom no debate, se referindo a um plano mais geral na educação e falando sobre a luta da classe dos professores no que tange à Reforma da Previdência, e uma eminente paralisação no próximo dia 19.
Nadson Lopes, presidente do Conselho Municipal de Educação, foi breve em sua fala, e cobrou uma reestruturação e uma educação plena ao prefeito.
O prefeito Orlandinho iniciou sua explanação ao assinar enquadramentos da educação do município. Ele falou sobre um mundo de agressões e de falta de amor, com o intuito de colocar a escola nesta perspectiva. "O desafio de hoje é outro tipo de disciplina...O diálogo.O diálogo com todas as categorias". Orlandinho também falou de avanços no Governo do Povo, em suas outras gestões, como construção de quatro escolas e seis creches e 150 reenquadramentos. O prefeito ainda fez a promessa de mais 20 enquadramentos em 2018.
Palestra
A professora mestra Silvana Ferreira e o professor doutor Eduardo Chagas, foram os incumbidos de explanar sobre a palestra com o tema: A Educação Transformando Vidas. Com a seriedade do professor e momentos de descontração proporcionados pela professora, os educadores puderam observar alguns aspectos do seu cotidiano , como o cenário atual que enfrentam, o que é educar a formação de cidadãos entre outras perpectivas.
A professora Jucimeire Teixeira, da escola municipal Alice Araújo, falou sua opinião sobre o evento. "Foi aprazível. Gostei da fala do secretário. A transformação que ele almeja e a que nossa educação almeja. Algumas reformas que vão ser feitas na estrutura e no corpo escolar também", disse.
A Jornada Pedagógica tem continuidade durante à tarde com o planejamento  das unidades.
Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Max Passos, secretários municipais, servidores municipais, os vereadores Carlos "Alemão" Borges e Osvaldo da Paz.
Foto: Cristiano Peixoto( Repórter Tatu)
Matéria: Welbert Paz (Jornalista)

Postar um comentário

0 Comentários