Ticker

6/recent/ticker-posts

Cerca de 900 mil jovens já realizaram o alistamento militar


Cerca de 900 mil jovens já realizaram o alistamento militar

Dados divulgados pelo Ministério da Defesa apontam que aproximadamente 900 mil jovens já realizaram o alistamento militar. A expectativa é que até o fim do prazo, no dia 30 de junho, 600 mil jovens se apresentem às Forças Armadas. A partir deste ano, o alistamento para integrar o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil ou a Força Aérea Brasileira pode ser feito de forma online, pelo site alistamento.eb.mil.br.
Se o jovem perder o prazo, ele também fica em débito com o Serviço Militar. Isso causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte; assumir cargo público; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais e inscrever-se em concurso público.
Quem optar por fazer o alistamento pela internet deve preencher o formulário e informar o número do CPF para validação dos seus dados pessoais. Quem não tem CPF deve levar os seguintes documentos na junta de Serviço Militar: certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção; um comprovante de residência ou declaração assinada. Convém também levar um documento oficial com foto que permita sua identificação, caso necessário.
Todos os brasileiros do sexo masculino que fazem 18 anos neste ano devem se alistar, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Se perder o prazo, o jovem deve ir a uma junta, pagar uma multa de R$ 4,10, que aumenta por dia de atraso, e realizar o alistamento.
Acorda Cidade.

Postar um comentário

0 Comentários