Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: Doutor comparece aos estúdios da rádio Excelsior Recôncavo e explica a prevenção sobre o câncer de próstata


Na manhã desta segunda-feira (23), o papo na rádio Excelsior Recôncavo FM/AM foi sobre saúde. O programa "Giro de Notícias", comandado pelo comunicador Roger Cerqueira, entrevistou o Dr. Eduardo Camargo, urologista, e explicou um pouco para sobre a prevenção do câncer de próstata e respondeu questionamentos dos ouvintes.
Doutor Eduardo iniciou falando sobre o que trata a urologia. Ele especificou que essa especialidae trata todos os problemas relacionados coma bexiga, próstata, rins. Homens e mulheres. "Importante frisar que o urologista também trata de problemas com os órgãos genitais masculinos, e a parte da bexiga e dos rins, das mulheres também", lembrou. O médico fez um lembrete que a biópsia é o sistema mais incisivo para saber se a pessoa está com câncer ou não.
Roger questionou ao doutor qual a faixa etária ocorre mais casos da doença. "Normalmente, ele é mais frequente a partir dos 50 anos de idade. Existem casos na literatura médica em pacientes muitos jovens. Trinta e poucos anos. Com quarenta e poucos anos. Mas, normalmente, é a partir dos 50 anos de idade", revelou.
Em relação à prevenção mais específica, Doutor Eduardo foi taxativo: atividade física, hábitos de vida saudável, menor consumo de carnes vermelhas, podem ajudar a prevenir o câncer de próstata. Os exames expecíficos para avaliar o paciente são: PSA e toque retal. Doutor Eduardo também especificou o preconceito que os pacientes tem com a forma de realizar os exames, e, ressaltou, que o preconceito só faz com que o estágio da enfermidade se agrave. Para finalizar, o médico disse que a depender da cirurgia, se o câncer tiver muito agressivo, o paciente poderá ficar impotente.

Matéria: Welbert Paz ( Jornalista)
Foto: Reprodução

Postar um comentário

0 Comentários