Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: Noite Literária Montessori trouxe entusiastas pela escrita


A noite de sexta-feira (18), no colégio Montessori, em Cruz das Almas, teve muitos sonhos, fantasias, e escrita, que são ingredientes imprescindíveis da literatura, na "Noite Literária Montessori".
Projeto idealizado pela diretora, Poliani Lolata, que agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do momento.

Uma das coordenadoras do colégio, Andréa Machado, ressaltou a relevância de ressignificar a obra literária no contexto nordestino, e, trazer a luz, reflexões sobre a importância da leitura.
Aila Lisboa, coordenadora da escola, enfatizou os projetos que a escola desenvolve para estimular a leitura e escrita. Relembrou o projeto de escrita "Concurso Escritores da Fundação Pedro Calmon", em 2017, evento este em que a escola recebeu premiações nas categorias "escola com maior participantes e classificados". Além destas citadas acima, a equipe pedagógica do evento foi composto pela professora, Maria Luíza Sobral.
Durante a Noite Literária Montessori, foram prestigiados as escritoras do colégio com livros publicados: Adna Couto e Jamile Menezes (professoras) e Vannily Oliveira (aluna do Ensino Médio).

Sessão de autógrafos com Ricardo Ishmael


A Noite Literária também foi um momento de enaltecer o jornalista da Rede Globo, que também envereda pela literatura, Ricardo Ishmael. Ele realizou a noite de autógrafos do seu livro "O CURIOSO DESTINO DE RITA QUEBRA CAMA e outros contos".

A escrita

Ishmael contou, em detalhes, o significado da escrita para ele. "Escrever é algo libertador. Escrever, desde pequeno, foi um exercício que me fez viajar para além da minha cidade natal, Serrinha, ganhar o mundo, viver  outras vidas, outras histórias, experimentar novas sensações.

Inspiração para o livro

"Na literatura, o mundo pode e deve ser criado no campo da subjetividade. Tudo é possível. Tudo é permitido. Basta soltar a imaginação! Foi o que eu fiz em O CURIOSO DESTINO DE RITA QUEBRA CAMA. É o que estou fazendo neste meu segundo livro, um romance, já em andamento com previsão de lançamento para 2020. Deixei a criatividade tomar lugar e ditar o rumo das histórias e das personagens", destacou Ishmael.

Recado para a nova geração



"Aos jovens, aos alunos, àqueles que querem e sonham em escrever, deixo o conselho que um dia recebi do genial Jorge Amado: "Escreva se isso for pra você algo que você não pode viver sem..." Não existem fórmula, regra, receita mágica. Escrever é um exercício pessoal. Mas o primeiro passo é começar a escrever. Sem medo. Com coragem", aconselhou Ishmael.
Foto: Crisitano Peixoto ( Repórter Tatu)
Por: Welbert Paz ( Jornalsita) 

Postar um comentário

0 Comentários