Ticker

6/recent/ticker-posts

Coletiva de Imprensa do São João de Cruz das Almas aconteceu nesta segunda-feira


Aconteceu nesta segunda-feira (18), a coletiva de imprensa do São João de Cruz das Almas de 2018. Os profissionais dos meios de comunicação do munícipio compareceram em peso, juntamente com representantes políticos que discutiram várias vertentes a respeito da organização do São João.
O prefeito Orlandinho salientouas qualidades do festejo junino da cidade e a importância do planejamento para que tudo ocorra de maneira preparada. Em termos culturais acredita que “a marca principal de Cruz das Almas não é mais o fumo, hoje é o São João”, nesse sentido recorre a uma conquista recente, “conseguimos um feito importante Cruz das Almas notabilizou como município que mais se empenha para preservar as tradições juninas”. A cidade foi agraciada com o prêmio Gonzagão neste ano como foi citado pelo prefeito, que acredita em determinada virtude do seugovernoem valorizar grupos culturais antigos que estavam esquecidos, como no caso do Samba do Machucador.
O coordenador Max Passos também esteve no local e apresentou a todos, a programação do São João da cidade, que estará repleta de atrações planejadas para o dia e a noite. Serão várias manifestações nas ruas, tanto de grupos culturais (Samba do Machucador, Terno de Reis, Samba da Enxada, dentre outros), quadrilhas, como também shows de forró. Ainda terá espaço para os agricultores expor suas produções de artesanato e comidas típicas com o Forró da Agricultura, juntamente com o ArraiáOton Silva. Os festejos ficarão descentralizados entre as praças da Multiuso, Praça Senador Temístocles e o Parque Sumaúma responsável por receber a festa principal do Arraiá da Cultura Popular marcado para os dias 21 a 24 de junho, tendo como atrações Elba Ramalho, Santana, Estakazero, dentre outros.
Os visitantes que chegaram a Cruz das Almas também serão recebidos com forró, presenciando as apresentações de Zezinho da Safona e Mensageiros do Forró nos dias 23 e 24. As comemorações ainda não terminam no dia 24, o Casamento do Seleão acontecerá na semana seguinte nos dias 30 e 1 de julho com as bandas Sarapatel com Pimenta e Virgílio. “Nenhuma cidade tem uma grade como essa, vamos fazer uma grande festa e quem ganha é a população de Cruz das Almas”.
As mídias digitais representam papel importante na comunicação hoje em dia, e são muito utilizadas para divulgação de eventos, pode-se dizer que existe um alcance maior das informações. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo ressaltou a importância da utilização desses meios de comunicação, reconhecendo a relevância dos sites de notícias na divulgação da comemoração junina, “a importância de vocês é muito grande, essa informação que está sendo disseminadas nos sites, nas lives, forrobodó, nos programas, como pôde ser visto em Campina Grande (Prêmio Gonzagão) em que 100% dos artistas falavam de Cruz das Almas e isso porque os meios de comunicação levaram essas informações”, completou.
A segurança foi um ponto levantado no evento e Orlandinho explicou como está sendo planejado, “estamos conversando com a polícia permanentemente, aquela verba extraordinária que cobre a folga dos policias, para que a gente tenha os efetivos nas ruas”. Segundo ele serão em torno de 360 policias da 27ª companhia, tendo disponibilizado 120 nas ruas, divididos para cerca de 9 municípios. Está confiante nesse sistema que já foi usado ano passado e obteve um numero baixo em delitos.
Em relação aos estacionamentos, o prefeito aconselha a população a deixar seus carros em casa ”você caminha nas ruas da cidade e ver chapéu de palha expostos, conversa e brinca com amigos, dança forró”, acredita que não se tem espaço para abrigar todos os carros nas ruas e também para tornar o trânsito menos difícil.
Desta forma o superintendente de Trânsito e Transporte, Antônio Carlos, analisa o trânsito da cidade “precisamos de mobilidade, a gente precisa ter a consciência que o trânsito é muito complexo”. Ele contou que foi estruturada uma logística de estacionamento e organização dos táxis para facilitar o processo.  Além do local específico para carga e descarga dos comerciantes que ficará onde era o antigo cinema. Em torno de 20 agentes de trânsitos irão atuar todos os dias, também fazendo ocorrências de trânsito.
Com relação a saúde a secretária Aline Pires explicou a logística para o funcionamento dos centros de saúde em vista do aumento da demanda durante o São João, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo irá aumentar o numero de profissionais da equipe “iremos fazer um ajuste na humanização para que a população sinta de fato que existe uma qualidade no serviço”, além de agregar uma enfermaria especial para queimaduras. A Santa Casa irá auxiliar no atendimento para pacientes que precisem ficar mais de 24 horas no centro.
A festa principal do Arraiá contará com um posto de saúde será localizado na prefeitura, no Parque Sumaúma das 21 às 5 horas da manhã. Juntamente com a Praça Multiuso que terá uma ambulância com profissionais para atendimentos imediatos.
Robson Almeida que compareceu ao local, apoiou o conceito de tradição adotado para o São João e acredita que “todo detalhe tem que ser pensado para tudo dar certo, e creio que essa decisão do prefeito de manter a marca de Cruz das Almas como 100% forró, tem um poder de atração muito grande na disputa do público do interior”, compreende.
Fotos: Paulo Galvão Filho
Por: Ana Paula Pitanga

Postar um comentário

0 Comentários