Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: Aconteceu na ultima quarta-feira o Arrastapé Junino


Na última quarta-feira (13), a população de Cruz das Almas pôde presenciar os festejos do Arrastapé Junino, evento que foi idealizado pelo prefeito Orlandinho que também foi presença marcante. Para trazer diversão vários grupos culturais se apresentaram, dentre eles o Terno de Reis, Quadrilha Asa Branca, Samba do Machucador , Grupo Maculêlê, dentre outros.
Em um primeiro momento aconteceu um café da manhã na Praça dos artífices, para depois seguir em cortejo até a Praça Senador Temístocles chamando a atenção de várias pessoas que passavam.
O prefeito Orlandinho, também foi prestigiar os festejos, falou da sua satisfação como idealizador, “temos um conjunto de manifestações culturais que achamos importante valorizar, então estamos realizando essa festa de flores, alegria e ritmos, eu estou muito feliz”. Disse o prefeito que acredita na valorização dessas manifestações, pois só fortalece a proposta de um São João com prioridade a cultura tradicional “tenho certeza que o povo de Cruz das Almas vai agradecer e sentir muito orgulho”.
O Arrastapé Junino é uma festa que traz muita animação e um resgate das formas tradicionais de comemorar São João. Completando já a segunda vez da realização do evento, ele funciona como a abertura oficial para os festejos que começam no dia 21 a 24 de junho.
As manifestações atraíram a atenção de grande parte das pessoas que estavam ali na rua como foi o caso de Michele, ela acha que “o resgate popular é muito importante para uma cidade como Cruz das Almas que tem o forró pé-de-serra incluído na sua cultura, estou amando”, finalizou.
A cruzalmenseLorena também estava no cortejo e afirmou estar ansiosa para dançar forró e ficou feliz em presenciar o arrastapé, “um momento lindo de confraternização, crianças, jovens e adolescentes, todo mundo festejando e aguardando ansioso o melhor São João da Bahia”.
O coordenador do São João Max Passos também compareceu no local e aproveitou para falar da relevância das atrações do Arraiá, “temos a melhor grade do Brasil, um São João tradicional e de raiz, que não resgata, mas qualifica e investe no que realmente écultura junina”.
Assim como o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ronaldo Anias que falou da experiência em trabalhar com cultura “é um trabalho prazeroso, você mexer com o sentimento do povo com o resgate de costumes e tradições”. Ele ainda falou de sua experiência no Troféu Gonzagãoem Campina Grande (PB), quando Cruz das Almas foi citada por ,“artistas que já estão na mídia e os consagrados como Elba Ramalho, Santana declaram Cruz das Almas como referência nacional do São João”. O prefeito Orlandinho e o secretário foram, em maio deste ano, até a Paraíba receber uma homenagem pela valorização da cultura popular nordestina.
A quadrilha do colégio JB da Fonseca também se apresentou, dando espaço a presença dos jovens. A estudante Ester falou da importância dessa participação “como a gente tem uma fama meio ruim na cidade, agora estamos mostrando pra todo mundo que melhoramos bastante”, analisou a jovem.
Foi um arrastapé prestigiado por muitas pessoas, Robson Almeida igualmente esteve por lá e falou da beleza de tudo que viu “estou muito alegre de estar aqui, pois eu me lembro das manifestações do Recôncavo, toda essa riqueza, e Cruz das Almas abriga todas elas”, concluiu.
Por: Paula Pitanga (Tatu Noticias)
Fotos: Cristiano Peixoto ( Repórter Tatu) 


Postar um comentário

0 Comentários