Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das almas: CETEP recebeu nesta segunda-feira(04), a abertura da Semana do Meio Ambiente


Na manhã desta segunda-feira (04), o Cetep recebeu a abertura da Semana Mundial do Meio Ambiente com o tema “Juventudes: Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável”. O evento serviu para discutir,através de rodas de conversas, questões referentes à importância do meio ambiente e de que forma as ações diárias podem influenciar na preservação desse espaço. Estavam presentes professores, representantes políticos, funcionários, junto com os alunos do Cetep, principalmente aquelesdoeixo de recursos naturais.
Nas rodas de conversa se preconizavam a relevância na conscientização da população em relação a se responsabilizar pelos cuidados com o meio ambiente e principalmente o papel do jovem como agente transformador, a professora Neumara explica o intuito do evento nesse sentido, “vamos reforçar o que é esse compromisso e nada melhor do que os jovens para poder promover essa conscientização e repassar além dos portões da escola”.
O prefeito Orlandinho que também compareceu ao evento reafirmou o valor da Reforma Agrária e como ela influenciou no campo rural no passado “permitia ao homem do campo que ele se fixasse e permanecesse no campo produzindo”, porém com a adoção da Revolução Verde, o Brasil passou fazer uso de agrotóxicos. Ele ainda acrescentou “é importante que a gente lute contra essas formas perversas de lidar com meio ambiente”.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo ressaltou a importância de se discutir “uma sustentabilidade que não priorize somente o lucro”, e ainda chamou a atenção para que os jovens de Cruz das Almas possam ocupar os espaços das Universidades que antes estavam reclusas à elite, e hoje foi um direitoconquistadopelo povo de classe baixa.
A professora Vivian Almeida lembra a importância da agricultura familiar, que manteve alimentada a população do Recôncavo ao longo dos anos com produtos saudáveis e de boa qualidade, “faltou um produto na cidade, o pessoal da agriculturafamiliar tem, então a gente tem responsabilidades com eles”.
A programação do evento se estende durante toda semana.

Postar um comentário

0 Comentários