Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: Em celebração a tradição cultural, TVE grava com Samba do Machucador e Terno de Reis


Na ultima quinta-feira (07), o Samba do Machucador juntamente com o grupo cultural Presépio e Terno de Reis promoveram um evento na Praça Marinalva Vilas Boas, na Parque Florestal da Mata de Cazuzinha para celebrar a tradição cultural.
A TVE aproveitou a oportunidade para mostrar o trabalho desses grupos culturais e a importância deles na cidade. A gravação aconteceu no Coreto da Praça Senador Temístocles.
O Samba do Machucador foi criado em 20 de setembro de 2002 com o intuito resgatar momentos culturais importantes na história de Cruz das Almas, além de preservar aspectos do samba de roda servindo de legado para as gerações.  O grupo é formado majoritariamente por mulheres negras que buscam em suas cantigas contar as histórias de luta e coragem vivenciadas pelas suas ancestrais na época do trabalho de fumo nos Armazéns de Fumo e nas Casas Grandes dos fazendeiros. A origem do nome do grupo se dá devido ao uso de pratos e machucadores de madeira para a produção dos ritmos.
Telma Carvalho, que hoje atua na coordenação, foi a grande idealizadora do grupo, ela acredita na grande contribuição do povo negro na bagagem cultural no Brasil, tornando a consolidação dessa ideia muito necessária para esse resgate, “Cruz das Almas precisa desses tipos de projeto para trazer entretenimento para crianças e jovens de todas as idades”. Sobre a vinda da TVE para a gravação com o grupo, acredita que isso mostra que ela está no caminho certo “Me sinto realizada com o sucesso e por poder promover essas manifestações de relevância social”, sinalizou.
O grupo Presépio e Terno de Reis tem a tradição de manter viva a queimação de palhinhas e reis roubados, Elivalda, com muita espontaneidade ressaltou como sua vida mudou após esse contato com eles, “é muito importante, depois de entrar no grupo sou outra pessoa, vivia muito triste, hoje me sinto mais alegre“.
Para quem estiver interessado a conhecer o trabalho do grupo Samba do Machucador, no dia 22 de junho eles estarão se apresentando no circuito do São João.

Por: Ana Paula Pitanga

Postar um comentário

0 Comentários