Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA I SIMPÓSIO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO A QUEIMADURAS


Aconteceu, nesta sexta-feira à noite, na Biblioteca Municipal, o primeiro simpósio de prevenção e tratamento a queimaduras e traumas decorrentes de fogos de artifícios realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cruz das Almas. O evento surge da necessidade de alertar e prevenir a população quanto aos riscos do manejo indevido de fogos no período junino, quando acontece a maioria dos acidentes, e como agir diante de alguém lesionado.
“Sabemos que historicamente a nossa região do Recôncavo tem a tradição da queima de fogos de artifícios, então precisamos pensar nas estratégias que levem essas informações às pessoas. É bonito, importante para cultura junina, mas a queima desses fogos oferecem riscos e esses riscos podem ser minimizados com a prática correta”, declarou a secretária Aline Pires.
O evento contou com a palestra do ortopedista Dr. Maurício Armede. O especialista falou sobre os traumas, muitos, decorrentes a explosão de bombas ou colisão com espadas. “Um trauma decorrente de fogos de artifícios ele pode ser direto, quando há o choque, como acontece com as espadas, ou trauma por explosivos. Na maioria das vezes a mão é a parte do corpo mais acometida, por está mais à exposição e pela manipulação dos objetos, porém os traumas cranioencefálicos (TCE) são os grandes causadores das mortalidades dos acidentes por fogos de artifícios”, informou Dr. Maurício.
Sobre queimaduras, a enfermeira Manuela Ferreira destacou a importância de procurar um atendimento médico assim que ocorra o fato. “Muitas pessoas não dão a devida importância, mas é algo grave, que precisa ser realmente tratado. Normalmente recebemos esses pacientes ‘dias e dias’ após ter ocorrido a queimadura, quando passa o São João, o que pode levar para uma lesão muito mais grave, com consequências sérias”, enfatizou.
Em todos os casos, é fundamental a procura imediata par um atendimento médico e evitar as receitas caseiras para o tratamento dos acidentados. Como usar creme dental, pó de café, manteiga, dentre outros. Em caso de acidentes procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estará funcionando normalmente durante todo período junino.
#PrefeituraDeCruzDasAlmas
#GovernoDoPovo
Foto: Cristiano Peixoto | ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários