Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: Emiliano José lança biografia sobre a vida de Waldir Pires na Biblioteca Municipal

                                                    
Na última terça-feira (26) o jornalista Emiliano José lançou a biografia sobre a vida de Waldir Pires na Biblioteca Municipal. Ele buscou trazer no livro detalhes sobre a vida política de Waldir, ressaltando as ideias e valores éticos dos quais ele se firmou durante sua carreira. Várias personalidades importantes compareceram ao evento, como o prefeito Orlandinho (PT), o Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o vereador Oswaldo da Paz e outros nomes.
Waldir Pires foi um importante líder político que teve atuações no Brasil e principalmente no Estado da Bahia. Já chegou a ser consultor-geral da Republica no governo de João Goulart em 1963; se elegeu nos cargos de deputado estadual e deputado federal em 1954 e 1958, respectivamente; em 1987 foi eleito governador da Bahia. Sua vida política é ainda mais vasta e por isso Emiliano se dispôs em escrever detalhes marcantes de sua vida. Ele falou das dificuldades de se trabalhar com um personagem como Waldir, por ter sido uma pessoa próxima e que ele tenha admiração. Eles eram amigos de muitos anos e o escritor destacou a determinação de Waldir durante os últimos anos de vida que culminou na sua morte em junho deste ano, por uma parada cardiorrespiratória.
Emiliano José ainda contou aos presentes que sete dias antes de morrer Waldir Pires compareceu ao lançamento do seu livro em Salvador, já com a saúde debilitada se locomovendo com cadeira de rodas. Ele se emociona, pois foi a última aparição pública do líder político.
O prefeito Orlandinho também ressaltou a postura de Waldir Pires durante a seus anos de contato com a política no Brasil. Em vista de todos os cargos que ele ocupou deixa um legado de consciência do seu papel “a gente se dá conta da consciência de luta na sociedade e defesa do povo brasileiro. É isso que ele representou para o povo brasileiro”, destacou. Ele ainda prestou uma homenagem assinando um decreto, nomeando o auditório da Biblioteca Municipal com o nome de Waldir Pires.
A UFRB também foi tema no evento, pois irá completar 13 anos de existência, no mesmo dia do aniversário da cidade, dia 29 de julho. O reitor Silvio Luiz Soglia avaliou o papel desempenhado pelo centro durante os últimos anos, ressaltando a significativa participação dos alunos em concursos públicos da região.
Foto: Cristiano Peixoto ( Repórter Tatu) 

Por: Ana Paula Pitanga

Postar um comentário

0 Comentários