Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: Sindicato dos Trabalhadores Rurais recebeu o Projeto de Tabuleiros nesta manhã

                                      
Aconteceu nessa última segunda-feira (16/julh) o Projeto Tabuleiros, ação que serviu para mobilizar as baianas e baianos de acarajé, afim de conscientizar e debater sobre a importância dessas atividades na cidade de Cruz das Almas. Foi uma iniciativa que partiu do Departamento de Mulheres, da Secretaria de Políticas Especiais, juntamente com a Associação das Baianas do Acarajé, Mingau e Receptivo(ABAM); serão promovidas oficinas de comercialização e viabilidade econômica para estes profissionais.
O ofício da Baiana do Acarajé foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano de 2005. O prefeito Orlando Peixoto (PT) esteve no evento dando sua visão sobre essa atividade, e falando sobre seu apreço pela cultura da Baiana do Acarajé, “o acarajé não é só um quitute, ele simboliza muita coisa”. Ele se refere ao histórico dessa prática, que representa a luta da mulher negra; no século XVI eram escravas africanas alforriadas que chegaram à Bahia e começaram a produzir e comercializar os primeiros acarajés. O que também serviu para o enriquecimento da cultura baiana.
Ele ainda chamou atenção para a questão da qualidade dos ingredientes que muitas vezes interfere na qualidade do produto. Desta forma, o prefeito acredita que o evento irá trazer grandes benefícios para as atividades em Cruz das Almas, no sentido de organizar e melhorar as condições de trabalho para as baianas e baianos do acarajé.
A Baiana do Acarajé foi reconhecida em 2017 como uma profissão, sendo incluídas oficialmente, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Ramon ressaltou a importância desse fato para consciência que todos precisam estar adequados com as vestimentas e do tabuleiro que caracterizam a profissão.
O secretário de Políticas Especiais, Pablo Rezende (PT) destacou a importância das oficinas para o crescimento dos profissionais, lembrando que esta, que ocorreu no dia de hoje será apenas a primeira; as oficinas estarão acontecendo até novembro deste ano.
Por: Ana Paula Pitanga


Postar um comentário

0 Comentários