.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Curso de Formação Técnica é lançado para agentes da área de saúde em Cruz das Almas

Aconteceu nessa última sexta-feira (20) o lançamento do curso de Formação Técnica para qualificar os agentes comunitários, agentes de endemias. Em clima do dia do amigo, autoridades políticas, os agentes e representantes de associações estiveram na Biblioteca Municipal para discutir de que forma a realização desse curso irá influenciar na qualidade desses profissionais.
Essa qualificação profissional busca fortalecer a integração desses profissionais de saúde para com a comunidade, visandoum aperfeiçoamento maior na assistência que é prestada a população. Isso também poderá ser feito através da partilha de experiências para consequentemente surgirem novas ideias e assim renovar os conceitos de trabalho.
O presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Aneilton Silva acredita que é importante ter união da categoria e assim também melhorar a comunicação com o governo. Segundo ele, houve uma melhora para a classe com a atual gestão através de reafirmações de direitos, como a licença prêmio, lei que incentiva o material de fardamento, dentre outras.
A união de categorias é vista como essencial para a conquista de direitos e melhorias nas condições de trabalho. O prefeito Orlandinho (PT) ressaltou justamente as implicações dos agentes se mobilizarem para organizar e fortalecer o movimento, por serem eles trabalhadores; “eu não conheço uma história de democracia no mundo onde os trabalhadores dispersos tenham avançado. Isso no Brasil é mais do que importante”, avalia. O prefeito se refere ao estado de crise que o país vive em relação ao corte de direitos, aumento da exclusão social, e outros problemas sociais que afetam o desenvolvimento da população. Nesse sentido, ele acredita que a organização da classe trabalhadora é essencial para a mudança em cada área.
Esse curso é um anseio antigo, pois era uma necessidade de Cruz das Almas que ainda não tinha uma qualificação dessa espécie. Conforme afirmou a Secretária de Saúde Aline Pires, que acredita que vai ser um grande fortalecedor para a qualidade de trabalho dos profissionais para lidar com os moradores atendidos, “quem ganha com isso é o povo, a saúde da população”.
Assim também como salienta o vice-prefeito, Max Passos (PP) que acredita que os agentes de endemias e comunitários executam grande contribuição para a saúde de Cruz das Almas, pois estabelecem um contato próximo com os moradores e assim detectam o problema para repassar aos postos de saúde.
Próximo do período eleitoral, o deputado estadual Zé Neto também esteve no local para falar sobre sua experiência com a área dos agentes de endemias e comunitários ao longo da sua carreira política; para ele, é necessária essa qualificação para o desenvolvimento dos profissionais.
Também compareceu ao evento a diretora de atenção básica, Ana Carolina Machado, a supervisora geral de agentes de endemias, Juliana Souza; que trouxeram suas contribuições a respeito de suas áreas.

Por: Ana Paula Pitanga

0 comentários:

Postar um comentário