Ticker

6/recent/ticker-posts

Jorge Portugal fala sobre a Juventude e a Inovação no Festival da Juventude 2018


 O Festival da Juventude começou nesta quinta-feira (23) a todo vapor; o professor Jorge Portugal esteve no Centro Pedagógico abrindo a Conferência a partir do tema, “Juventudes Ciências, Tecnologia e Inovação”. O lugar ficou lotado de alunos dos colégios municipais de Cruz das Almas, junto com autoridades políticas e parte da população. O conferencista foi breve, porém trouxe contribuições históricas pertinentes sobre o assunto.
Jorge Portugal é uma figura importante no estado da Bahia, sendo um letrista, professor, poeta e compositor da música brasileira. Ele ainda se consagrou durante muitos anos como apresentador do programa Aprovado da Rede Bahia, o qual também foi idealizador. O programa era voltado para os estudos dos jovens de uma forma dinâmica.
Com toda essa bagagem de conhecimento, Jorge Portugaltrouxe aspectos históricos a respeito do tema, como o surgimento da categoria sociológica referida a Juventude que se configurou desta forma há pouco tempo, por volta de 70 anos; considerando a existência do Homosapiens, com mais de 10 mil anos. Segundo Jorge Portugal essa designação começou a tomar forma, a partir da Segunda Guerra Mundial, com o baby boom, ou explosão demográfica; uma grande quantidade de crianças nasceu naquela época, nos anos de 1940. Segundo o professor, essas crianças já jovens em 1960 causaram grandes mudanças principalmente na música.
Além do professor, várias autoridades políticas se fizeram presentes no evento, como o prefeito Orlando Peixoto que foi breve nas palavras, ressaltando a importância do evento para os jovens da cidade.  Também, o secretário de Políticas Especiais, Pablo Rezende que aproveitou o momento para divulgar os objetivos da Juventude Viva, programa dedicado ao incentivo à inclusão dos jovens. Além do reitor da Universidade Federal da Bahia, que ressaltou a abertura do centro para todos os jovens e comunidade.

Por: Ana Paula Pitanga
Foto:Cristiano Peixoto(Repórter Tatu)

Postar um comentário

0 Comentários