Ticker

6/recent/ticker-posts

Rui Costa é reeleito, segue ciclo de 16 anos do PT e é o mais votado da história

Foto:Reprodução/Google
Confirmando o favoritismo durante a campanha, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi reeleito para mais quatro anos de mandato.
O petista teve uma vitória maiúscula: com 78% das urnas apuradas, ele tinha 75,8% dos votos válidos, contra 21,8% de seu principal adversário, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM).
Trata-se da maior vitória nas urnas de um governador do estado desde a redemocratização. Até então, a marca era de Cesar Borges, do antigo PFL, que alcançou 69,91% dos votos em 1998.
O resultado consolida um ciclo de 16 anos de governos petistas na Bahia, iniciado em 2007 e que, agora, será mantido até 2022. Também fará da Bahia o maior colégio eleitoral do país governado pelo PT nos próximos quatro anos.
Amparado por uma ampla coligação de 14 partidos, Costa consolidou seu favoritismo ao enfrentar uma oposição combalida após a desistência do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), da disputa pelo governo do estado.
Com uma estratégia de marketing bem sucedida, amparou-se na marca “Rui Correria” para colocar-se para o eleitor baiano como um gestor dinâmico.
Repetiu à exaustão o argumento de que manteve o nível de investimentos do estado mesmo num cenário de crise financeira, inaugurando obras como novos hospitais e a conclusão da segunda linha do metrô de Salvador.
Também teve como estratégia central a crítica ao governo Michel Temer (MDB), cujo mandato, de acordo com pesquisa Ibope, é desaprovado por 92% dos baianos.
O discurso deu certo: a aprovação de seu governo pelos eleitores cresceu de 61% para 74% no período de apenas um mês, também segundo pesquisas do Ibope.
A popularidade transformou o petista em cabo eleitoral. Se há quatro anos ele foi eleito com base em uma estratégia de vinculação à figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje preso em Curitiba, este ano foi o governador quem teve que amparar o presidenciável Fernando Haddad (PT), que era desconhecido da maioria dos baianos.
No campo da oposição, a candidatura de José Ronaldo, do DEM, para a disputa do governo revelou-se uma aposta frágil.
Político com atuação restrita à região de Feira de Santana, teve como missão tornar-se conhecido do eleitorado em uma campanha curta e ainda enfrentou uma série de disputas internas dentro de seu grupo político.
Para os indicadores desfavoráveis a sua gestão, Rui Costa tem sempre uma resposta guardada na cartola. Em geral, questiona as metodologias das avaliações que mensuram tanto os indicadores de violência quanto os índices da educação.

Postar um comentário

0 Comentários