Ticker

6/recent/ticker-posts

UFRB abre inscrição para Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrição para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde, em nível de especialização, destinado a psicólogos. São oferecidas trinta vagas no Campus de Santo Antônio de Jesus.
As inscrições acontecem das 10 horas do dia 23 de abril até às 23h59min do dia 17 de maio e devem ser realizadas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento de formulário de inscrição disponível no site www.ufrb.edu.br/ccs. O resultado final será divulgado no dia 22 de julho, no mesmo site.
A especialização será desenvolvida em três semestres, ou seja, 18 meses, com carga horária total de 476 horas, sendo 374 horas, distribuídas em 19 componentes curriculares obrigatórios e 102 horas dedicadas aos componentes de Elaboração de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) I, no 2º semestre e Elaboração de TCC II, no 3º semestre.
São oferecidas trinta vagas, das quais seis são para candidatos auto declarados negros, duas para Pessoas com Deficiência e cinco para Indígenas, Quilombolas e Pessoas Trans, de acordo com Resolução CONAC 033/2018, a qual dispõe sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a Permanência de Estudantes Negros, Quilombolas, Indígenas, Pessoas Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis) e Pessoas com Deficiência em todos os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Para se candidatar a uma vaga no curso de especialização em Psicologia é necessário ser portador de Diploma devidamente registrado ou Certificado de Conclusão do Curso de Psicologia, fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Os objetivos do curso de especialização são favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à investigação e à prática em psicologia, bem como proporcionar espaço para aprofundamentos de visão/postura crítica e reflexiva sobre o fazer em avaliação e atenção à saúde, considerando especificidades do ciclo vital, da natureza dos processos psicológicos diversos (cognitiva, afetiva e comportamental).
É também objetivo da especialização saber os diferentes contextos de atuação em avaliação e atenção à saúde; possibilitar a compreensão e utilização de estratégias de delineamento e coleta de dados diversificados; a implementação de métodos e técnicas de análise de dados avançados, seja de natureza quantitativa e/ou qualitativa.
O estudante deve desenvolver competências e habilidades de redação científica e elaboração de manuscritos/artigos; assim como formar profissionais, em nível de pós-graduação, conscientes do trabalho e das responsabilidades profissionais e sociais da psicologia, com atuação ética implicada na salvaguarda da saúde e direitos humanos de indivíduos e grupos.
Caracterizado pela abordagem de temas centrais para a discussão sobre Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde, busca um diálogo entre os diferentes enfoques na área da especialização com vistas a fortalecer a integração entre teoria e prática, considerando os seus fundamentos e os diferentes contextos de atuação acadêmica e profissional em Psicologia.
Processo Seletivo
O processo seletivo terá duas etapas: 1ª Etapa: prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório; e 2ª Etapa: Memorial e Entrevista, de caráter classificatório e eliminatório. 
A prova será realizada no próximo dia 27 de maio, no turno matutino, no CCS, em Santo Antônio de Jesus. 
A segunda etapa (Memorial e Entrevista) será realizada nos dias 06 e 07 de junho, no mesmo local.

Postar um comentário

0 Comentários