Ticker

6/recent/ticker-posts

Professor capixaba é acusado de racismo após se fantasiar de 'Nega Maluca' em festa junina


Uma foto publicada nas redes sociais de uma escola particular da Grande Vitória revoltou internautas e gerou debates na quarta-feira (26). A imagem em questão é de um professor da instituição que se fantasiou de 'Nega Maluca', pintando o rosto de preto para participar de um evento de festa junina do colégio.
Após a postagem da foto, internautas acusaram o professor de fazer 'blackface', que é a prática de se fantasiar e colorir o rosto com tinta preta para representar personagens afros de forma exagerada. O ato é considerado, por defensores do movimento negro, racista.
No Twitter, a imagem gerou discussão. Algumas pessoas defenderam o professor, alegando que ele sempre teve uma boa conduta. Já outros, condenaram a atitude. Confira algumas manifestações:
@Dah_Anna - Então, eu entendi seu ponto de vista. Mas acredito que não devemos julgar a pessoa em um todo, por uma atitude. Entende? Somos seres humanos, nossa função é errar e julgar, infelizmente. Não tenho moral nenhuma pra julgar ninguém, olhando pra mim mesma posso dizer isso.
@rubialtoe - Se um professor faz blackface na escola e nao é repreendido pela equipe e nem os alunos percebem problema, tem alguma coisa errada com todo mundo!
@MacondoVice - Para aqueles que não entendem o porquê de black face ser racista aí vai uma explicação. O fato de utilizar-se de esteriótipos histórico-sociais negativos para significar o papel do negro na sociedade caracteriza sim como racismo pois reforça o estigma social dos negros no Brasil.
Após as reações negativas, a imagem foi apagada das redes sociais da escola.
Por nota, o colégio informou que os "professores tiveram liberdade criativa para escolher suas próprias fantasias no evento “UP Day Junino”, sem interferências diretas da instituição. Tão logo tomou conhecimento do fato, o professor - que, com certeza, não estava mal-intencionado - foi orientado sobre a questão. O UP se orgulha em ser uma instituição comprometida com o ensino de qualidade, pautado nos mais rígidos controles éticos e na excelência dos seus profissionais e que respeita e apoia as lutas e movimentos pela igualdade de todos".
Fonte: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/06/2019/professor-capixaba-e-acusado-de-racismo-apos-se-fantasiar-de-nega-maluca-em-festa-junina?fbclid=IwAR2mHBqcnFRA4ByZjQj6gC7o3iwM7U2W9pdlDZO96JD9jLwO1716sb9knAA#utm_source=MidiaR7

Postar um comentário

0 Comentários