Ticker

6/recent/ticker-posts

Formação em EaD Curso Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)


A Secretaria Municipal de Educação de Cruz das Almas, em parceria com o Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e com o Ministério da Educação – MEC, informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Formação pela Escola – FpE com o Módulo Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE.
O Formação pela Escola é um Programa EaD, voltado para a capacitação dos profissionais de ensino, técnicos administrativos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar local, sociedade organizada e estudantes universitários. Qualquer cidadão que possua conhecimentos básicos e acesso à internet e e-mail pode fazer a inscrição.
O Curso PDDE como um instrumento de transferência de recursos às escolas públicas de ensino básico, visa fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, uma vez que a comunidade escolar pode se organizar para definir a utilização dos recursos repassados por meio do Programa. Explica também porque prestar contas dos recursos e descreve a relação entre o PDDE e o controle social.
As vagas são limitadas a 40 cursistas por turma. A seleção dos interessados será por ordem inscrição, até que sejam preenchidas as vagas. As informações sobre os dois Encontros Presenciais (local, data e hora) serão disponibilizadas aos matriculados. Os certificados dos cursos do FpE são emitidos pelo MEC.

Período de inscrição: de 05 à 12 de setembro de 2019, ou até o término das vagas, o que acontecer primeiro.
Inscrições pelo e-mail: formacaopelaescolacruz@hotmail.com.
Carga horária: 60 horas (08 h presencias e 52 h à distância). Haverá um encontro com duração de 04h em setembro e outro com a mesma duração em outubro.
Duração: de 12/09/2019 à 22/10/2019.
Público alvo: profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação que atuem no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.
Exigência: Conhecimentos básicos de internet.

Este curso tem como objetivo fornecer aos cursistas informações e conhecimentos que lhes permitam:
:: compreender o PDDE como instrumento de transferência de recursos, inserido na política de descentralização adotada pelo governo federal nos últimos anos.
:: proporcionar informações básicas necessárias sobre a forma de operacionalização do PDDE, bem como a devida prestação de contas.
:: fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, promovendo, inclusive, o controle social  dos recursos públicos repassados aos estabelecimentos de ensino e as unidades de apoio educacional pelo  PDDE.

Fonte: www.fnde.gov.br
Secretaria Municipal de Educação

Postar um comentário

0 Comentários