Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas:André Peixoto e Rei Cônsul são homenageados em encontro na UFRB


O encontro da II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi realizado na ultima sexta-feira (25), no saguão da Biblioteca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas. A roda de conversa teve as participações dos cordelistas Chico Almeida, Laurenice Barbosa e Hermes Peixoto, sobre a mediação do professor Bruno Gonçalves.

No primeiro momento, os cordelistas falaram da sua vida, de como começaram a escrever cordel e quais os incentivos tiveram. Destacaram a historia do ‘chupa cabra’ e do ‘galo prisioneiro’, citados por Chico Almeida. A ‘Festa do São João’ e ‘Os Vultos Folclóricos de Cruz das Almas’ foram declamados por Laurenice Barbosa.

No segundo momento, eles explicaram as normas para escrever um cordel e lembraram os primeiros cordelistas cruzalmenses, André Peixoto e Conde Barbosa e da poética cordelista de Agnaldo Oliveira e Rei Consul. Por fim, os cordelistas Hermes Peixoto e Chico Almeida realizaram uma peleja com a participação da torcida que aplaudia e vibrava, para cada um dos seus escolhidos.

“André Peixoto conta a historia da chegada de Getúlio no céu. Em dois cordéis que fiz sozinho, dediquei a falar um pouco da historia dos vultos e imagens dos Cruzeiros das Almas de Cruz das Almas, de personagens que viveram e ainda vivem nas ruas, que constituem o Folclore da cidade. No outro cordel, contei a historia da politica de Cruz das Almas, desde o primeiro prefeito até o atual”, explicou Hermes Peixoto.

Ainda segundo ele, André Peixoto foi um dos difusores do cordel no município. “Ele saia pelas cidades do interior da Bahia e fora do estado também comprando folhetos para vender em sua barraquinha. Foi assim que começou o cordel em Cruz das Almas”. André Peixoto é avô do repórter Cristiano Peixoto "Repórter Tatu".

Professor Bruno Gonçalves fez um resumo de tudo que aconteceu, enaltecendo a literatura de cordel como instrumento de resistência e ao mesmo tempo de criação do extra ordinário e da vida comum do povo brasileiro.

Edição das Fotos:/Cristiano Peixoto(Repórter Tatu)
Texto: Flavia Vieira

Postar um comentário

0 Comentários