Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: Representante indígena se manifesta contra posicionamento desrespeitoso do vereador Elias vde Gogó



A representante dos povos indígenas e estudante do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Hamangaí Pataxó Hã Hã Hãe (22) se fez presente na Câmara dos Vereadores de Cruz das Almas, no dia 11 de novembro para acompanhar o processo de votação do convênio entre o Hospital Veterinário  e as Secretarias de Meio Ambiente e Saúde. Neste mesmo dia, um dos parlamentares falou sobre a morte do indígena, conhecido como Paulinho Guajajara, que foi assassinado em uma emboscada, no Maranhão. Porém a jovem se sentiu atacada, com palavras ditas pelo vereador Elias de Gogó, ao desrespeitar a memória do forte líder indígena.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Programa Fala Recôncavo, o vereador se pronunciou na tribuna declarando que tinha assuntos bem mais importantes para abordar, do que relembrar da morte do índio.

Na galeria, se faziam presentes duas representantes indígenas, Hamangai e sua mãe Rosely Terena Pataxó, que se sentiram extremamente agredidas com o discurso do parlamentar. Hamangaí protocolou um ofício solicitando espaço de fala.

Já na Sessão Ordinária da última segunda-feira (25), a universitária teve direito ao uso da Tribuna Livre, por cinco minutos, onde citou o pronunciamento do vereador Elias e defendeu seu povo, além de contar um pouco sobre da realidade vivida pelos mesmos. Porém, logo quando a jovem começou a se manifestar, Elias de Gogó se retirou do plenário.

“Quem reproduz esse discurso de ódio, quem alimenta isso na sociedade brasileira é conveniente reproduzindo a sequência, a continuidade do genocídio do povo indígenas”, disse a estudante.

 Por: Tatu Noticias
Texto: Noézia Teixeira

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Este Senhor não vale uma pena de pardal.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente vivemos essas realidades de desrespeito e preconceito com os povos indígenas !

    ResponderExcluir