Header Ads

Seo Services

Número de infectados por coronavírus na Bahia sobe para 156, com 1 óbito; 1º caso em uma criança de 2 anos é confirmado

Nove novos casos de contaminação pelo novo coronavírus são confirmados na Bahia — Foto: Francisco França/Secom-PB




Dados foram divulgados no final da tarde deste domingo (29). Os novos casos foram registrados em Salvador.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no final da tarde deste domingo (29), mais 9 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 156. A Bahia também registrou a primeira morte neste domingo.

Todos os nove novos casos foram registrados em Salvador, que tinha 94 casos no boletim divulgado na manhã deste domingo, e agora passou a ter 103.


No segundo boletim deste domingo, também foi registrado o primeiro caso confirmado em uma criança de 2 anos de idade, que está em bom estado de saúde. A criança é de Salvador.


Os 156 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) representa 3,8% do total de casos notificados. Até o momento, 1.388 casos foram descartados e houve um óbito confirmado.


Trata-se de paciente do sexo masculino, 74 anos, residente em Salvador, que estava internado em hospital da rede privada, com comorbidades associadas.


Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo. Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 18 encontram-se internadas, sendo 8 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).


Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (9); Ilhéus (2); Itabuna (2); Itagibá (1); Itamaraju (1); Itororó (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (10); Pojuca (1); Porto Seguro (10); Prado (3); Salvador (103, sendo três importados); São Domingos (1) e Teixeira de Freitas (1). O 11º caso notificado em Lauro de Freitas é de uma pessoa residente no estado do Rio de Janeiro.


Os casos confirmados estão distribuídos em 22 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (66,03%).



Perfil

Dentre os casos confirmados, 54,49% são do sexo feminino e 45,51% do sexo masculino. A mediana de idade é 39 anos, variando de 2 a 95 anos.


A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,56% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (2,80) , indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.



Mortes e casos investigados
De acordo com o boletim da Sesab, até este domingo foram registrados 11 óbitos, sendo 4 descartados laboratorialmente, 6 em investigação e 1 óbito confirmado.


Através de busca ativa com hospitais do estado, identificou-se que neste domingo 42 pacientes com suspeita de COVID-19 estão internados.


A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.


O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.


Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.




Cuidados

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.