Ticker

6/recent/ticker-posts

Nova carga de respiradores comprada pela Bahia deve chegar da China pela Argentina

Previsão é que os novos respiradores cheguem em 20 de abril

Os novos respiradores comprados pelo Consórcio do Nordeste na China devem chegar à Bahia pela Argentina, segundo o que informou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, na sexta-feira (3). A primeira compra realizada pelo estado foi cancelada pela empresa chinesa após a carga ficar retida nos Estados Unidos.
“Lamentavelmente, esses equipamentos, em função de um decreto de proteção editado pelo presidente Trump, ele impede as empresas americanas de exportarem equipamentos para outros países, ainda que os equipamentos tenham apenas passado pelos Estados Unidos, hoje eles têm feito um sequestro de equipamentos”, disse Fábio Vilas-Boas.
“Então, lamentavelmente, hoje para você conseguir trazer equipamentos da Ásia, que é o único lugar que vende, a Europa não está vendendo mais nada, Estados Unidos não vendem nada, você tem que buscar a rota via Oriente Médio ou rotas transpolares pelo sul, via Argentina, para não ter que passar pelos Estados Unidos”, explicou.
A previsão, conforme o secretário, é que os novos respiradores cheguem em 20 de abril. “Nós estamos agora em um processo novo de aquisição de equipamentos com prazo de chegada para o dia 20 de abril, de 600 novos respiradores. Também da China, e vão chegar através de uma rota que vai passar pela Argentina, e deverá chegar aqui na Bahia em meados do mês de abril”, completou.

Postar um comentário

0 Comentários