Ticker

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Cruz das Almas emite atestado de óbito com assinatura de médica que afirma desconhecer documento


A assinatura e o número de registro no Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB) da médica Alana Maria Sena Ferreira teria sido usados ilegalmente, em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, sem conhecimento da profissional, para atestar o óbito do paciente Ronaldo Conceição Teles pela Secretaria de Saúde do Município.

Segundo o site Revista do Recôncavo, está em andamento na Câmara Municipal de Vereadores uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. Devido à dificuldade de contato com a médica, os vereadores Paulo Sérgio, Pedro Melo e Carlos Trindade, que compõem a CPI, se deslocaram até a cidade de Uauá, região de Euclides da Cunha, onde atualmente a profissinal de saúde trabalha, para uma reunião. Sem nunca ter resposta dos ofícios enviados à Secretaria Municipal de Saúde, em que solicitava a presença da médica para ser ouvida na Comissão Parlamentar de Inquérito, investigações chegaram até o endereço da médica.

Questionada três vezes sobre o seu trabalho em Cruz, Alana foi categórica ao responder não: “Nunca trabalhei, nunca pisei, nunca andei em Cruz das Almas”, disse. A médica também diz desconhecer qualquer profissional que atue na área de Saúde do município.

Ela informou que estava atendendo no município de Uauá no dia 05 de abril de 2021. Quando ocorreu o óbito. “eu fiquei sabendo do ocorrido ontem à noite, foi uma novidade para mim saber que meu nome estava atrelado a uma CPI e investigação de um suposto erro médico”, afirma Alana. A médica informa que tomará as medidas cabíveis para investigar esse suposto crime de falsidade ideológica e acredita que usaram de má-fé o seu nome.

Em nota, a Prefeitura de Cruz das Almas "informa que, até o momento apenas teve conhecimento de que uma falsa médica teria atuado no Centro de Covid-19 do Município, através das notícias divulgadas pela imprensa, bem como através de um vídeo publicado nas redes sociais da Câmara de Vereadores, que em momento algum comunicou oficialmente o caso".

"Entretanto, mesmo não tendo nada formalizado, mas diante da gravidade da denuncia, a direção médica da Secretaria de Saúde do Município iniciou uma investigação para apurar a veracidade dos fatos, registrando, inclusive, um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia local, e também formalizando ao CREMEB o ocorrido, haja vista saber-se apenas que, no dia 04 de abril de 2021, a médica de nome Alana Maria Sena Ferreira, deu o plantão na Unidade de Referência para Covid-19, em substituição a uma médica do quadro oficial da Secretaria, à revelia do conhecimento da Diretoria Médica e do Secretário, apesar das várias etapas estabelecidas para evitar burlas e infrações", diz.

Segundo a prefeitura, "até tomar conhecimento da suposta fraude, através da reportagem, a atitude era vista como uma conduta administrativa, para que o plantão não ficasse à descoberto". "Na unidade consta a passagem da médica, acima referida, como plantonista substituta, sem a mesma ter frequentado as unidades de saúde em outras ocasiões, e não obtendo nenhum vínculo com o município", diz. 

"Vale ressaltar que o município acionou o seu corpo jurídico para apurar os fatos, atinentes a um possível golpe com médico falso, que infelizmente tem ocorrido em vários municípios baianos. A Secretaria de Saúde preza sempre pela transparência e pela qualidade de serviços oferecidos e está imbuída em esclarecer o fato e levar a verdade à população, eis que, caso se concretize a denúncia, também fora vítima de uma fraude", completa.

Fonte: Bnews

Postar um comentário

0 Comentários