Ticker

6/recent/ticker-posts

Governador Magabeira: I Simpósio de Vigilância Sanitária lota galeria da Câmara

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
Mais uma ação inovadora do Governo da Mudança, o I Simpósio de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental foi um sucesso. Com a galeria da Câmara Municipal lotada, o evento discutiu a importância da atuação do setor e algumas dicas para a melhoria do relacionamento entre o poder público e os comerciantes.
Abrindo o Simpósio, a coordenadora da Vigilância Sanitária (VISA), Núbia Ferreira, explicou que o evento foi pensado para beneficiar a população e favorecer o crescimento do comércio. Ela esclareceu ainda que a função do setor não é apenas punir, mas orientar e evitar prejuízos para os estabelecimentos, em caso de fiscalizações estaduais ou federais. Já o secretário de Saúde, Tiago Pedreira, lembrou que a Vigilância faz um papel importante, já que a população utiliza o comércio diariamente e precisa estar segura para consumir os produtos.
O prefeito Marcelo Pedreira destacou sua felicidade em promover um evento pioneiro na região, com a participação de representantes dos mais diversos segmentos do comércio local, tanto da sede, quanto da zona rural. Marcelo disse também que momentos como este contribuem com propósito do governo municipal de devolver a qualidade de vida e promover o desenvolvimento da cidade, quando oferecem aos comerciantes a oportunidade de se capacitarem e conhecerem melhor a atuação da Vigiância.
Com palestrantes capacitados e experientes no setor, os temas contemplaram as diversas áreas de atuação da Vigilância Sanitária e Ambiental.
A zootecnista e coordenadora da VISA do município de Muritiba, Carla de Souza, falou sobre o tema “Vigilância Sanitária: O que é? Qual a importância? Como é a atuação?”, explicando os conceitos que envolvem o setor. O técnico da VISA Regional Saúde Leste, Ailton Gualberto, de Cruz das Almas, falou sobre Saúde Ambiental.
O engenheiro agrônomo e especialista em Vigilância em Saúde Ambiental, Luiz Gustavo Azevedo, representando a VISA de Cruz das Almas, fez uma palestra com o tema “Regularização dos estabelecimentos conforme preconiza Vigilância Sanitária/SUS”, onde deu algumas dicas de como agir com a Vigilância e falou sobre os direitos e deveres dos estabelecimentos. O palestrante parabenizou ainda à organização do Simpósio e contou que, há mais de nove anos atuando no setor na região, nunca viu um evento como este acontecer.
Finalizando as palestras da noite, a nutricionista e consultora em Segurança Alimentar, Cristiane Costa, falou sobre “Proteção à Saúde: Fornecer produtos e serviços adequados ao consumidor”, tema mais voltado para quem trabalha com a comercialização de alimentos.
Para não cansar o público, por entender que a maior parte vinha de um dia inteiro de trabalho, o formato adotado foi de palestras curtas e objetivas, além de momentos de descontração, com uma peça teatral preparada pela equipe e um musical apresentado por Ito Vilella e Ariel Duarte. #GovernodaMudança #Saúde #VigilânciaSanitária #simpósio#capacitação #conhecimento #agentevê

Postar um comentário

0 Comentários