Ticker

6/recent/ticker-posts

Sapeaçu: Secretaria de Saúde promove palestras e tira dúvidas sobre a Hanseníase


A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Na manhã dessa terça-feira (30) no Hospital Municipal de Sapeaçu (HMS) a Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica iniciou uma série de atividades dedicada à conscientização sobre a hanseníase, levando informação aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e orientando a população sobre diagnóstico precoce, identificação da doença, sintomas e tratamento.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Góis, no município, os pacientes identificados com a doença recebem acompanhamento durante todo o tratamento, que é realizado durante doze meses e tem garantia de cura. “O paciente diagnosticado com a doença inicia o tratamento e é supervisionado para que seja eficaz. Os profissionais de saúde estão capacitados para a realização da busca ativa de novos casos e contatos para assim garantir um rastreamento melhor da doença em nosso município, além de cuidar do paciente, também orientam os familiares sobre os riscos da interrupção do tratamento, já que a doença deixa de ser transmitida quando o paciente inicia o tratamento, e como a doença pode afetar os nervos caso não seja adequadamente tratada”, explica.
A secretaria orienta que o morador que apresentar manchas no corpo com dormência ou formigamento nas mãos, braços, pés e pernas, ou não sentir efeitos ao se queimar ou se cortar deve procurar a Unidade de Saúde próxima a sua residência e informe-se com um profissional de saúde para efetuar avaliação médica.

Postar um comentário

0 Comentários