Ticker

6/recent/ticker-posts

Cruz das Almas: Organizadores e secretária Lorena Rocha comparecem a radio Excelsior para falar do Casamento Seleão



Na manhã desta sexta-feira (29) alguns dos organizadores do Casamento Seleão, juntamente com a secretária de serviços públicos Lorena Rocha,estiveram na Rádio Excelsior Recôncavo para falar dos preparativos da festa. A organização é composta pelos representantes Side, Paulinho eNai, que não pôde comparecer ao local. Ainda contando com o apoio da prefeitura e patrocinadores.
Em conversa com o locutor Roger Cerqueira, Paulinho que é o padre do Casamento Seleão explicou a origem da festa, segundo ele um grupo de amigos que não trabalhava e eram “sustentados pelos pais, mães e mulheres” sempre ficavam na praça conversando, desta forma foram apelidados de “leões”. Na lógica da natureza animal, o leão é aquele que fica à espera da caça da leoa, sendo a raiz do nome Praça dos Leões. Posteriormente, foi criado um time que participou de campeonatos rendendo várias vitórias, desta forma ocorreu a fusão dos termos “seleção” mais “leão”, dando origem ao nome “Seleão”. Os amigos então começaram a fazer brincadeiras na praça, durante o período junino originando o Casamento do Seleão, “foi uma festa que abrangeu toda a comunidade”, declarou Paulinho.
Essa manifestação acontece uma semana após os festejos juninos, e pode ser considerada uma continuação das comemorações do São João.  É uma festa que traz vários benefícios para a comunidade, sobretudo o econômico com a valorização do comércio local, além da implantação de barracas para vendas.
A secretária Lorena Rocha que sempre participou como expectadora, bem como moradora do bairro da Colpan, explicou como funciona a participação da prefeitura na festa, “a gente só está aqui para tentar realizar, mas a organização orgânica [organizadores e comunidade], a prefeitura não mexe em nada, viemos para dar um apoio. Eles falam o que querem e a gente adapta a nossa realidade”.
O Casamento, que possui aproximadamente 23 anos de história, conta com vários momentos. O cortejo é uma parte muito esperada, em que os participantes da festa, muitos vestidos com roupas femininas seguem pelos bairros da Coplan, Itapicuru, EdlaCosta e Andaraí atraindo os da comunidade. O representante Side falou um pouco sobre a importância dessa parte do festejo, “é o momento que Paulinho se comunica com a comunidade , brinca com as pessoas que estão na porta esperando. [É] quando as pessoas de fora podem conhecer os bairros que nunca foram”, analisa. O cortejo esse ano contará com a presença de Wender dos teclados.
A festa acontecerá entre os dias 30 de junho e 1 de julho e contará com apresentações de bandas como Sarapatel com Pimenta, Forrojão e do cantor Virgílio.

Postar um comentário

0 Comentários