Ticker

6/recent/ticker-posts

Biblioteca Municipal de Cruz das Almas recebeu o lançamento do PAA nesta terça-feira



Ocorreu na última terça-feira (17), o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) no município de Cruz das Almas. O evento, que aconteceu na Biblioteca Municipal, serviu para esclarecer e discutir as características desse programa e como ele vai refletir na cidade.
O PAA consiste na compra de alimentos produzidos na agricultura familiar para assim serem doados para entidades socioassistencialistas que cuidem de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar nutricional. Ele atribui benefícios tanto para os grupos necessitados, como para os produtores, pois além de incentivar a produção e comercialização desses alimentos, em contrapartida estará tornando a alimentação mais acessível.
Para o prefeito Orlando Peixoto (PT) são duas categorias importantes, pois necessitam de ser beneficiadas. Ele acreditaque com o governo do atual presidente Michel Temer esse número de pessoas em vulnerabilidade social aumentou, então “esse programa do PAA acaba amenizando o sofrimento dessas pessoas”. Segundo ele, cerca de 40 agricultores familiares serão beneficiados com a venda de R$ 3.600 reais de alimentos, cada um; esse dinheiro será dirigido inteiramente para a conta desses trabalhadores.
            O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e também coordenador Executivo Territorial (Set) do Recôncavo, Pedro Mello levantou pontos a respeito da importância desse programa em Cruz das Almas; um lugar que tem a agricultura muito forte. Para ele necessita-se que ele seja mantido e fortalecido, alertando os trabalhadores ali presentes: “eu espero que cada agricultor utilize esse programa para desenvolver a associação de vocês, pensem em fazer com que esse programa chegue em outras pessoas.
            A secretária de Trabalho, Assistência Social e Renda, Jucélia dos Santos se mostrou muito satisfeita com a realização do PAA no município, em vista da luta que foi conseguir essa vinda, “o PAA é um sonho”. Ela chamou atenção para a volta do Brasil para o mapa da fome, e com sua experiência na área da Assistência Social ela pode comprovar isso: “A gente tem que lutar para que o programa não se acabe, ele garante a segurança alimentar dessas pessoas”.
            Vários outros nomes também estiveram presentes, como overeador Oswaldo da Paz ea coordenadora do Setaf (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar)Recôncavo,Lorena Rocha; que deram suas colocações a respeito dos benefícios desse programa. O coordenador territorial do Recôncavo, Bahia, foi presença marcante no evento, além dosagricultores e agricultoras que também deram suas contribuições.
Foto: Cristiano Peixoto
Por: Ana Paula Pitanga


Postar um comentário

0 Comentários