Ticker

6/recent/ticker-posts

“A informatização é um dos pontos”, diz Mário do Jornal sobre sistema tecnológico educacional que será implantado em Cruz das Almas

                                 
Nesta segunda-feira (10/set) foi realizado Treinamento SGEM (Sistema de Gestão Escolar Municipal), uma reunião com gestores da rede de ensino de Cruz das Almas para discutir a respeito do sistema tecnológico que será implantado nos processos educacionais do município. O sistema é desenvolvido pela empresa Infocraft e vem com o objetivo de organizar as atividades das instituições; o boletim escolar, as matriculas, diário de classe, monitoria da merenda escolar e outros processosque são feitos manualmente, poderão ser executados através do sistema e-grafite.
É um sistema de tecnologia nuvem, em que os dados são armazenados na internet e podem ser acessados de qualquer lugar. Permite organizar e dar agilidade aos processos que envolvem a educação do município. Não só os gestores, mas os pais e alunos, também poderão acessar esse sistema, com informações referentes à vida acadêmica pedagógica de cada estudante.
O secretário de educação Mário do Jornal falou sobre a qualidade do ensino do município que, segundo ele, ultimamente vem sofrendo com baixos índices de evolução. Em recente divulgação do Ideb 2017, a educação de Cruz das Almas obteve as notas 4,1 para anos iniciais e 3,1 para anos finais; índice não muito satisfatório e não agradou ao secretário. Segundo Mário do Jornal a implantação desse sistema, busca acima de tudo uma melhora do desenvolvimento educacional do município, “a informatização é um dos pontos”.
Para auxiliar na execução desse sistema, já foram disponibilizados vários pontos de internet nas redes de ensino, que de imediato servirá para atender às demandas do setor administrativo. Segundo o funcionário técnico administrativo do município, Nadson Lopes, uma das possíveis causas para a falha na educação de Cruz das Almas seriam erros na administração pública ao longo dos anos. Para Nadson, é preciso uma atuação de forma conjunta de todas as estâncias que administram a educação, para que se tenha um resultado satisfatório. Sobretudo,com relação à execução do e-grafite, “é preciso um empenho conjunto para o bom funcionamento desse sistema”.
Assim também como acredita Roberto Fraga, que igualmente atribui ao planejamento como importante ferramenta para a melhoria desse quadro; além do uso da tecnologia como essencial nos dias de hoje, “não tem como esses resultados serem atendidos sem ter esse apoio tecnológico”, analisa.

Por: Ana Paula Pitanga

Postar um comentário

0 Comentários