Ticker

6/recent/ticker-posts

Gov.Mangabeira: Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre o PEC com profissionais das unidades

                                              
Avançando na informatização das Unidades de Saúde da Família, o Governo da Mudança iniciou as capacitações sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) com os profissionais que atuam nestas unidades. Realizado pelas equipes do Centro de Processamento de dados e da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, o treinamento contemplou recepcionistas, técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal, médicos, odontólogos e enfermeiros, que puderam se familiarizar com a nova plataforma e saber como ela funciona.
Com a capacitação, feita inicialmente para profissionais que atuam nas unidades da sede, Portão, Projeto, Brejos, Rua Vanju e Quixabeira, eles já estarão aptos a iniciarem o atendimento eletrônico, que deve começar a partir da próxima semana. Quatro unidades já estão com o prontuário eletrônico instalado e pronto para o uso. Também já está prevista a capacitação para as unidades de Queimadas, Lagoa da Rosa e Jacarezinho para que, em breve, o atendimento da Atenção Básica do município esteja 100% informatizado. Cada unidade terá cinco computadores – um na recepção, um no consultório médico, um no consultório odontológico, um na sala do enfermeiro e um na sala do técnico de enfermagem – para que todo o trabalho seja mais integrado, eficiente e ágil.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Lainara Lopes, Governador Mangabeira sai na frente em relação aos municípios da região. “Aqui no Recôncavo, estamos sendo pioneiros. O Ministério da Saúde determinou que, até o início do próximo ano, todas as unidades da Atenção Básica estejam com esse suporte, porém, na prática, vemos que ainda são pouquíssimos os municípios que aderiram e nós já estamos começando a atender quase 100% da nossa demanda com o PEC”, explicou.
Sobre o PEC
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema e-SUS Atenção Básica, é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma plataforma gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, permitir o acesso rápido às informações, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica. #GovernodaMudança #Saúde#informatização #ProntuárioEletrônicodoCidadao #maisinvestimento#maiseficiência #maisagilidade #saúdedequalidade #agentevê

Postar um comentário

0 Comentários